DestaquesDouradosMato Grosso do SulNotícias

Agetran de Dourados prepara programação especial para Semana Nacional do Trânsito

Assessoria

A Prefeitura de Dourados, por meio da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), promove, entre os dias 19 e 25 de setembro, a participação do município na Semana Nacional do Trânsito com o tema “Juntos Salvamos Vidas”. Várias ações estão previstas na cidade com o intuito de conscientizar motoristas, passageiros, motociclistas, pedestres e ciclistas sobre a necessidade de se respeitar as normas, buscando melhorar e incentivar bons comportamentos para trazer mais segurança.

As atividades se tornam ainda mais importantes em Dourados tendo em vista as estatísticas fatais no trânsito do município. De acordo com dados compilados até agosto deste ano, 26 pessoas morreram em decorrência de acidentes. Foram 962 ocorrências de sinistros, 636 deles envolvendo motocicletas e 39 tinham ligação com o consumo de bebidas alcoólicas. Ao todo, 951 ficaram feridos nas vias da cidade em 2022.

“Estamos travando um batalha para a redução dos índices de sinistros de trânsito, em especial com óbitos, e a Semana do Trânsito chama atenção de toda a sociedade para esse tema tão importante que é o de preservar vidas”, comenta a diretora-presidente da Agetran, Mariana de Souza Neto.

A Semana Nacional de Trânsito está prevista no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) como período destinado à promoção de ações educativas pelos órgãos e entidades de trânsito, de maneira padronizada e maciça.

 

Programação – Nos dias 19 e 20 serão ministradas palestras com algumas instituições, além de curso sobre pilotagem segura. Centros de Formação de Condutores, Corpo de Bombeiros e a 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, que sedia as ações, apoiam a Agetran na organização.

Na quarta-feira (21), acontece a Cerimônia de Abertura Oficial da Semana Nacional de Trânsito, às 8h, também na 4ª Cavalaria de Brigada Mecanizada. O evento contará com a presença do prefeito Alan Guedes, do comandante do 28º Batalhão Logístico tenente-coronel Daniel Capell Farias Silva e outras autoridades.

No mesmo dia ocorrem palestras de pilotagem segura, às 10h, 13h e 15h, em parceria com o Detran e Sest/Senat.

Já na quinta-feira (22), consta na agenda um mutirão de doação de sangue em parceria com o Exército Brasileiro e uma ação de destaque ao “Dia Mundial da Cidade Sem Carro”. O ato começa na Praça Antônio João e envolve pedestres e ciclistas na área central de Dourados, com entrega de brindes e material informativo.

No dia 23 de setembro, as crianças do projeto Agetran na Escola/Conexão Dnit e Semed (Secretaria Municipal de Educação) participarão de atividades no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão. O evento envolve gincanas, fanfarras e outras atividades lúdicas alusivas ao trânsito.

No sábado (24), às 7h, acontece um mutirão de doação de sangue com um grupo de ciclistas. A partir das 8h está prevista a 1ª Passeata pela Vida, com apoio da Sems (Secretaria Municipal de Saúde). A concentração ocorre na Praça Antônio João, onde também haverá ações alusivas ao Setembro Amarelo e à redução de vítimas fatais. O percurso tem saída da praça, segue pela avenida Marcelino Pires, passa pelas ruas Hayel Bon Faker e Joaquim Teixeira Alves até retornar ao ponto de concentração.

As ações se encerram no domingo (25) com falas alusivas ao trânsito em cerimônias religiosas do município.

Apoio – Além dos parceiros citados que participam diretamente da organização e realização dos eventos, também fazem parte da rede de apoio da Semana Nacional do Trânsito: Funed (Fundação de Esportes de Dourados), Imam (Instituto de Meio Ambiente de Dourados), GMD (Guarda Municipal de Dourados), PRF (Polícia Rodoviária Federal), DNIT (Departamento Nacional de Infra Estrutura de transporte e Trânsito), Lab Tran, Cetran (Conselho Estadual de Trânsito), Corbo de Bombeiros Militar de Dourados, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Unigran, CFC Grand Prix, Hemocentro de Dourados, Autotran Guinchos e Grupo de Ciclistas de Dourados.

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo