Campo GrandeFixo

Prefeitura inaugura nova unidade de saúde aguardada a mais de 30 anos no bairro Santa Emília

Na ultima sexta-feira (26), dia em que Campo Grande completa 123 anos, a Prefeitura Municipal entregou à população da Capital mais uma unidade de saúde da família, desta vez no Bairro Santa Emília. A nova USF, aguardada por mais de 30 anos, vai beneficiar mais de 15 mil pessoas com atendimento de qualidade e contribuir para desafogar outras unidades da região.

“Para nós é uma honra poder entregar a obra desta unidade tão aguardada pelos moradores, em um dia simbólico como hoje, aniversário da nossa cidade. Sabemos que a saúde é uma necessidade e a nossa gestão sempre será pautada por atender a nossa população e, para isso, seguimos trabalhando incansavelmente”, disse a prefeita Adriane Lopes.

O projeto de construção da unidade é de 2007 e a obra foi iniciada efetivamente em 2015, sendo paralisada no ano seguinte por entraves burocráticos, com aproximadamente 45% da sua parte física executada. A construção foi retomada em dezembro do ano passado. Esta é a 73ª unidade básica e de saúde da família existente no Município.

Conforme o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fioresi, ao todo foram investidos quase R$ 3 milhões na construção, com recursos próprios e provenientes de emenda parlamentar do então deputado federal Nelson Trad.

“Estivemos por várias vezes em Brasília discutindo a necessidade de retomar essa obra e evitar que o nosso Município tivesse até mesmo que devolver os recursos. É uma estrutura de mais de 900 metros quadrados que torna essa unidade uma das mais imponentes e bem estruturadas”, disse Rudi.

A estrutura física dispõe de recepção para até 60 pessoas, sala da gerência, sala de vacinação, copa, almoxarifados, farmácia, sala de pré e pós consulta, sala de procedimentos, sala de inalação, 09 consultórios multiprofissionais, sala de curativo, central de material e esterilização (CME), consultório odontológico, sanitários (inclusive com acessibilidade), 01 auditório e sala de múltiplo uso.

Com o objetivo de atender os princípios da Atenção Primária, e considerando as diversidades de necessidades dos usuários deste território, serão oferecidos os serviços de: acolhimento e escuta qualificado aos usuários; pré-natal, puericultura, teste do pezinho, exame preventivo (citológico), consultas médicas, consultas de enfermagem, consultas odontológicas e consultas farmacêuticas; vacinação; inalação; visitas domiciliares pelas equipes de saúde e agentes comunitários, curativos, dispensação e administração de medicamentos, atendimento com assistente social.

E, agendamento de consultas e exames, controle de glicemia para pacientes diabéticos, grupo de controle de hipertensos, atendimento aos programas ministeriais (equidade em saúde, saúde da criança, saúde do adolescente, saúde do idoso, saúde do homem, saúde da mulher, tuberculose e hanseníase, ISTs entre outros); Além de fornecer os seguintes testes rápidos: gravidez; COVID-19 e das ISTs (HIV; Sífilis e hepatites virais).

Liderança do Santa Emília disse que unidade traz alívio para comunidade

A princípio a unidade contará com a implantação de três Equipes de Saúde da Família e duas Equipe de Saúde Bucal. Estes profissionais serão responsáveis pelo atendimento de aproximadamente 12 mil pessoas.

Para Júlio César, presidente do Bairro Santa Emília, a entrega da unidade é emblemática. ” Essa é a maior e mais aguardada melhoria que o nosso bairro já recebeu nestes 50 anos de existência. Essa unidade representa uma conquista muito grande para todos nós. Acompanhamos todo o esforço da gestão em poder retomar essa construção e estar hoje recebendo esse presente no aniversário da nossa cidade é uma felicidade enorme, porque sabemos que aqui seremos bem atendidos”, ressaltou.

A dona de casa Débora Vianna, 26 anos, também comemorou  a entrega da unidade. ” É uma benção para nós. Agora não vamos mais precisar ficar peregrinando atrás de atendimento. O nosso sonho de ter um posto perto de casa se tornou realidade”, comentou.

Além do Santa Emília, a unidade irá atender os moradores do Jardim Aquárius I e II e Residencial Figueiras do Parque.

O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, destaca que a USF Santa Emília se tornará um modelo de sucesso com a implementação de novos serviços, o que representa mais um importante passo na reestruturação da Atenção Primária do Município.

“Nos últimos anos nossa cidade avançou muito na área da saúde, com a reestruturação das habilitações, cadastramento de mais de 750 mil pessoas, ampliação de nove unidades, contratação de mais de 1 mil profissionais de saúde, regularização do estoque de medicamentos em 90%, criação da maior residência médica e multiprofissional em saúde da família do Centro-Oeste. Essa série de fatores fizeram com que Campo Grande saísse da última (27ª) para a sexta colocação em cobertura de Atenção Primária entre as capitais. É um avanço muito importante que representa uma melhora da qualidade da assistência prestada à população”, enfatizou.

A unidade integrará o Laboratório de Inovação da Atenção Primária (Inovaps), desenvolvido em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e vai receber as residências multiprofissional e médica em saúde da família, sendo classificada como uma unidade escola. A USF Santa Emília irá contar com Preceptores e Residentes dos seguintes núcleos profissionais: Medicina; Enfermagem, Odontologia e Farmácia.

Outro diferencial da unidade é o serviço de Teleinterconsulta. Os pacientes terão acesso a consultas com especialistas em cardiologia e psiquiatria com o uso da tecnologia.  Essa é a décima unidade de saúde a ter o serviço implementado em Campo Grande. A expectativa é ampliar para outras 63 unidades e incluir outras especialidades.

O setor de odontologia da unidade já foi feito dentro das adequações preconizadas no manual  do Ministério da Saúde: “Guia de Orientações para Atenção Odontológica no Contexto da Covid-19″, que indica barreiras físicas entre as cadeiras.

O objetivo é evitar a disseminação de aerossóis pela sala, por isso, as cadeiras foram novamente divididas dentro da sala existente e criadas barreiras físicas – mureta com bancada, pia e divisória de vidro. A medida, além de proteger a saúde do paciente, resguarda a privacidade dele e da equipe profissional.

Homenagem

A USF Santa Emília leva o nome do agente comunitário de saúde Jeferson Rodrigues de Souza, falecido em agosto de 2019. A cerimônia de entrega foi acompanhada por amigos e familiares.”Ele era uma pessoa muito especial não só pra família, mas para todos aqueles que tiveram a possibilidade de conviver com ele. Certamente deixou um importante legado de luta, trabalho e exemplo para todos nós”, enfatizou o servidor público Alexandre Rodrigues de Souza, irmão de Jeferson. 

Avanços

Além da construção da USF Santa Emília, outras duas novas unidades devem ser entregues nos próximos anos nos bairros Jardim Presidente e Perdizes. Nos últimos cinco anos, nove unidades de saúde foram retomadas e concluídas nos bairros: Sírio Libanês, Vila Cox, Oliveira, Azaléia, Dom Antônio Barbosa, Zé Pereira, Cristo Redentor, Arnaldo Estevão Figueiredo e Aero Rancho, além de três Clínicas da Família implementadas nos bairros Nova Lima, Portal Caiobá e Iracy Coelho. Outras 40 unidades foram ampliadas e reformadas.Estão previstas ainda a reforma e  revitalização de ao menos 20 unidades de saúde, incluindo as seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os quatros Centros Regionais de Saúde (CRSs), além do Centro de Especialidades Médicas (CEM).
Minha Saúde

Durante a inauguração da unidade, o secretário de saúde anunciou o lançamento do Portal Minha Saúde, onde o usuário poderá fazer o acompanhamento de consultas e exames na rede pública de saúde. Basta fazer o acesso ao sistema e preencher com informações pessoais.”O objetivo é dar mais transparência aos usuários do SUS. Assim ele poderá consultar como está o status da sua solicitação e confirmar ou cancelar a sua consulta”, destaca.Se houver alguma pendência em relação a solicitação, o usuário poderá fazer o monitoramento e, caso necessário, procurar a unidade de saúde mais próxima para tirar dúvidas. O serviço também disponibiliza o número telefônico para tirar dúvidas dos usuários.
O Portal foi desenvolvido pelo setor de tecnologia da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), com apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Agência Municipal da Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec).
Fluxos na palma da mão

A partir de agora os profissionais das unidades de saúde terão acesso facilitado aos Protocolos do Serviço  de Unidade de Resposta Rápida, URR. O serviço está lançando um material informativo que será disponibilizado nas unidades.
Campanha Pólio Now
A partir do próximo mês, a Sesau deve intensificar as ações de vacinação diante da baixa cobertura vacinal, sobretudo entre as crianças, com apoio do Rotary.
PMCG/REDAÇÃO
Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo